BLOG

Tecnologia nos games: o que os tornam tão reais?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Já faz alguns anos que a tecnologia nos games vem sido apreciada cada vez mais. Quanto mais próximo o jogo está da realidade, mais fácil se recebe a conexão com o usuário. É possível perceber que os últimos lançamentos de jogos têm mostrado uma aproximação da realidade, de forma que os jogadores sintam ainda mais emoção ao jogar. A seguir, vamos descobrir um pouco mais sobre como esses games são projetados e como é possível buscar mais proximidade com a realidade.

Tessellation

O Tessellation tem como função diminuir o tamanho dos polígonos que são utilizados para fazer cenários, personagens e outros elementos dentro de um jogo. Quanto menores os polígonos forem, melhor o jogo dispõe do realismo. Esse realismo fica mais visível em rosto de personagens, em suas expressões. Alguns elementos como pedra, água e terra também utilizam do Tessallation para diminuir os polígonos e parecerem mais com a realidade.

Tecnologia nos games: textura e imagens

Discorrendo sobre a tecnologia nos games, podemos iniciar com o Bilinear Filtering, programa que utiliza algoritmos de correção de detalhes, melhorando e suavizando as texturas das imagens feitas. Depois do Tessallation, existe o Trilinear Filtering, que intercala diferentes resoluções de uma imagem até chegar em sua melhor qualidade.

O filtro anisotrópico é uma evolução do Trilinear Filtering. Ele utiliza muito mais imagens para produzir as texturas, levando o jogo a ter uma melhora na qualidade de imagem e vídeo.

SSAA, ou SuperSampling Anti-Aliasting é uma técnica alternativa de correção de bordas serrilhadas, suavizando as bordas das imagens renderizadas (desenhadas) em vídeo games e outros estilos de plataformas.

MSAA, ou Multi Sampling Anti-Aliasing é mais leve e eficiente que o SSAA. Ele usa cópias de pixels que foram utilizados para gerar uma imagem e os modifica através de um algoritmo. Os pixels mesmo que forem habilitados 4x eles serão processados apenas 1x, se os 4 pixels forem iguais.

O V-Sync é um recurso utilizado para manter o quadro do jogo igual ao que é gerado pelos monitores. Um monitor de LCD utiliza imagens de 60Hz, por exemplo, se um jogo tiver 150 FPS (Frames por Segundo) não vai adiantar e a sobra será jogada fora, uma vez que ele só consegue captar 60Hz. Então o V-Sync tem o trabalho de manter a taxa de 60 quadros por segundo, de forma que todas as imagens possam ser utilizadas, sem o desperdício de material que acabaria ficando obsoleto.

Epic Games

A Epic Games, uma das maiores empresas desenvolvedoras de jogos eletrônicos apresentou uma prévia de um novo motor gráfico Unreal Engine 5. Este gráfico novo é capaz de produzir um visual ultrarrealista e com nível de detalhes que lembra aos filmes de cinema. Essa nova ferramenta vai utilizar diversos elementos, como os polígonos citados acima, que vão trazer cada vez mais realidade e emoção para os jogos que serão produzidos com essa tecnologia e serão essas tecnologias que estarão presentes em futuros jogos e serão produzidos por exemplo para videogames como o novo Playstation 5. O motor Unreal é utilizado para agilizar o processo de desenvolvimento dos games.

Algumas dessas tecnologias permitem um nível muito alto de realidade e detalhamento dentro dos jogos. Essas são funções que uma placa de vídeo deve ter para conseguir trazer alta qualidade e um desempenho alto na hora de desenvolver um jogo. Esses desenvolvimentos deixam o jogador ainda mais animado para ter acesso a esse tipo de conteúdo. Conforme a tecnologia vai avançando ela traz benefícios para todos os lados. Os avanços que são feitos nos games, não auxiliam só na diversão, mas também no crescimento, desenvolvimento da economia local, mundial e na tecnologia.

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento:

Scroll Up