BLOG

Tecnologia nos esportes: técnicas e estratégias

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os esportes precisam de cada vez mais técnicas e estratégias que ajudem a melhorar a vida do atleta. A tecnologia nos esportes dá suporte para os atletas em diferentes modalidades. Boa parte dos esportes fazem uso de algum instrumento tecnológico que auxilia no crescimento do esporte que está sendo praticado. Veja alguns esportes que tem o apoio da tecnologia como forma de auxiliar no crescimento e na precisão dos resultados.

Tecnologia nos esportes: Futebol

O futebol é um esporte muito conhecido e é levado muito a sério. Seus resultados devem ser precisos, no entanto, é difícil na hora do jogo controlar o que os árbitros e juízes consigam ver exatamente o que está acontecendo, logo alguns erros acabam passando despercebidos.

Dessa forma, utiliza-se então uma tecnologia chamada “Hawk-eye” ou bola chipada. Esse é um sistema que utiliza uma câmera e um computador que consegue traçar a trajetória da bola. Para o juiz saber a trajetória feita pela bola, existe um chip instalado na bola que se conecta com o relógio utilizado pelo árbitro. Ele recebe todas as informações do trajeto realizado pela bola depois de passar pela linha do gol, de forma que ele pode ter certeza de que foi realmente marcado um gol.

Além disso, outra tecnologia, apesar de nova, é muito conhecida, é a do árbitro de vídeo. É sempre importante lembrar que o futebol tem diversas regras. E algumas podem passar desapercebido durante uma partida de futebol. Por esse motivo, alguns jogadores e torcedores acabam ficando revoltados com algumas decisões que são tomadas durante a partida. Para que seja tudo esclarecido, e não restar duvidas da decisão tomada pelo árbitro, ele pode solicitar o acesso ao árbitro de vídeo. Essa é uma tela que mostra o que aconteceu na partida em vídeo, podendo assim ajudar nas tomadas de decisão do árbitro.

Ainda existe outra tecnologia utilizada no futebol que ajuda os telespectadores a terem certeza sobre um lance que acaba de ser feito e que as vezes deixam dúvidas, principalmente para quem está assistindo ao jogo pela televisão. Essa tecnologia é chamada de tira-teima. Essa é uma ilustração feita pela televisão, onde o lance do campo é digitalizado, são utilizados bases de dados do campo, congelamento do lance de forma a ser analisado por diversos ângulos e perspectivas.

Natação

Na natação fica ainda mais difícil ver nitidamente o que está acontecendo por dentro da água. Pensando nisso, passaram a utilizar câmeras personalizadas que são instaladas no fundo da piscina que podem acompanhar cada braçada, e batida de perna dada pelo nadador.

Além disso, os atletas de nado sincronizado possuem um recurso de áudio que permite que eles ouçam a música enquanto fazem as movimentações em baixo da água.

Esgrima

Apesar de não ser um esporte muito praticado no Brasil, ele é bem conhecido em outras partes do mundo. É considerado um esporte bem tecnológico, uma vez que existem sensores nas pontas das espadas que permitem que se descubra quantas vezes o adversário foi atacado. Também é possível perceber se o adversário foi tocado, através de uma roupa de malha de fios elétricos que são instaladas nas roupas dos atletas. Utiliza-se também o sistema wifi para deferir os pontos. Basta utilizar o sensor na ponta da espada para verificar a pontuação feita pelo jogador.

Atletismo

As roupas e calçados utilizados no atletismo tem uma tecnologia apropriada para o esporte. As roupas são de poliuretano, que garante a leveza necessária e a absorção rápida de suor. Há também o Hydrology, que é capaz de absorver e gerenciar a quantidade de suor que o atleta produz durante o esporte.

Outro tipo de avanço que se encontra é o bloco de partida da corrida, onde os atletas apoiam os pés, sendo possível descobrir se o atleta está queimando a largada. Utilizado também como uma espécie de cronometro que dispara após o início do percurso.

Existem muitas outras tecnologias criadas para diversos esportes que podem ajudar o atleta e os juízes a manter a confiança do público.

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento:

Scroll Up