BLOG

Tecnologia no Teatro: da criação ao espetáculo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A tecnologia no teatro cresceu e se desenvolveu muito desde sua criação. Nos tempos mais antigos, ele era feito em amplos espaços abertos, utilizava-se a luz do dia para seus espetáculos ou a ajuda de velas e lamparinas. No entanto, ouvir as falas dos atores, ver suas expressões faciais e expressões corporais é de extrema importância para o entendimento e o melhor aproveitamento da obra que está sendo apresentada.

A tecnologia dos espetáculos

Com o avanço tecnológico, o teatro passou a se adaptar e utilizar da tecnologia e modernidade que o mundo estava disponibilizando para eles, ajudando a criar espetáculos ainda maiores e com mais atrações. Com o passar do tempo e das mudanças, as peças teatrais passaram a ser feitas em locais fechados e com iluminação. A eletricidade foi a tecnologia que mais revolucionou o teatro, pois assim, os palcos passaram a ter grandes jogos de luzes que realçava cada cena, além de criar todo aquele clima dentro da peça.

No século XX algumas novidades passaram a ser desenvolvidas como os, hoje famosos, palcos rotativos. Depois a tecnologia ajudou o teatro com seus nevoeiros, que deixavam o espetáculo ainda mais emocionante e dava aquele toque artístico que emocionava ainda mais o público.

A tecnologia além da eletricidade

Mais uma vez a eletricidade aparece para ajudar o teatro, com o avanço da acústica. Os sons são muito importantes dentro de uma peça, assim como são importantes na teledramaturgia. Os sons que ajudam a compor as cenas são importantes para dar ainda mais realidade e vida ao espetáculo. Por isso, com essa evolução, era possível ter sons e músicas na hora exata da cena. Hoje em dia, estamos tão acostumados com essa tecnologia funcionando, que nem percebemos direito como é importante a composição sonora para cada cena. O som de porta batendo, o barulho de chaves, o som de trovões e chuvas, ou aqueles sons engraçados que ajudam a tornar tudo mais divertido.

Os equipamentos utilizados atrás dos palcos também possuem muita tecnologia. Alguns cabos ajudam personagens a saírem do chão. Outros sobem e descem cenários enormes. Tudo isso depende de uma tecnologia que foi criada e que hoje está muito presente na vida teatral.

Ir ao teatro sem ouvir o que o ator está falando perde toda a magia. E o ator ter que ficar gritando para o som da sua voz ampliar também não é nada agradável, por mais que hoje seja algo comum, nem sempre foi assim, a criação dos microfones contribuiu de forma significativa com os grandes teatros, pois assim conseguiam amplificar o som de modo que todos escutassem a peça.

A tecnologia no teatro

As novas tecnologias revolucionaram o teatro, com suas projeções de sons e imagens, com novas possibilidades que ajudaram no crescimento dos palcos e do que eles poderiam oferecer para o seu público.

A tecnologia teatral vai muito além do que se espera dos sons, luzes e nevoas. Cada figurino leva um toque de tecnologia, bonecos confeccionados para cenas também. Por mais que em nossa mente muitas vezes pense que a tecnologia tem apenas ligação com a informática, na verdade ela vai além. Pois ela já está tão atrelada a nossa vida e ao nosso cotidiano, que esquecemos o quanto ela realmente está englobada em diversas áreas.

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento:

Scroll Up