BLOG

Tecnologia na educação infantil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A escola é onde as crianças começam a receber aprendizados para a sua formação futura. Com a tecnologia fazendo cada vez mais parte do cotidiano da humanidade, é importante que elas aprendam a usar esse conteúdo desde cedo.

Tecnologia e Alfabetização

Na verdade, as crianças tem tido o acesso à tecnologia antes mesmo de iniciar sua alfabetização, ela está cada dia mais presente na vida das pessoas, incluindo crianças pequenas. Por isso, ingressar com a tecnologia na educação desde a infância pode gerar bons resultados.

O mobile está na vida de grande parte da população mundial, embora nem todos saibam o que ele é, possivelmente você já teve contato com esse recurso. Se estiver lendo essa matéria através de um smartphone, um notebook ou um tablet, tenha certeza que o mobile está em suas mãos. Conheça um pouco mais sobre esse recurso e quais as experiências que ele pode trazer.

Por que a tecnologia é importante?

A tecnologia veio para ajudar e não atrapalhar. É comum ouvir dizer que as crianças de hoje em dia já nasceram sabendo usar o celular. Na verdade, elas são espertas e aprendem rápido. O contato que elas têm com aparelhos eletrônicos acontece desde bem cedo, e assim elas acabam tendo facilidade de utilizar esses aparelhos.

A parceria entre tecnologia e educação traz para o ambiente educacional materiais didáticos mais atraentes, o que estimula o aprendizado, deixa mais moderno, o que causa mais interesse do aluno.

PPP (Projeto Político Pedagógico)

Esse processo tem que estar ligado ao PPP (Projeto Político Pedagógico), ele é um documento que define as diretrizes que a escola deve seguir para que a instituição consiga atingir os objetivos propostos. Esse documento traça todos os objetivos e leis que são exigidas para a o ambiente educacional. Tornando o processo sério e com acompanhamentos que ajudam a melhorar o aprendizado e a forma de ensino.

Os educadores devem entender como funcionam esses mecanismos e estarem aptos para ensinar através dos meios digitais. Também devem estar abertos a terem essa nova experiência e se adaptarem a isso. Só assim existirá bons resultados.

Inserindo a tecnologia na educação

Muitos acreditam que é necessário a proibição de uso de tecnologias dentro do ambiente escolar. Mas será que é mesmo? No lugar de uma proibição, seria melhor o ensino de como utilizar as tecnologias de forma saudável e consciente. Certamente que o uso indevido desses meios não deve ser tolerado, mas quando se tem uma educação sobre a melhor forma de utilizar tais meios desde cedo, isso colabora com o desenvolvimento da educação.

Hoje o alcance da informação chega rápido demais. Diferente das pessoas que não nasceram nessa era tecnológica, a utilização de livros para pesquisa, estão cada dia mais escassas. Não que não se use livros, mas com alguns cliques, é possível que o aluno encontre exatamente o que ele precisa. O livro certo, autor certo, o trecho que é necessário.

O problema é que, pela falta de ensino sobre as melhores formas de utilizar essas informações rápidas, os alunos acabam fazendo o famoso “copia e cola”. Com certeza não é esse o objetivo de fazer a tecnologia mais presente na vida do aluno. Para que isso não ocorra, a escola pode ajudar o aluno a reconhecer quando sites e informações são confiáveis ou não, também mostrar para o mesmo que quando se busca informações, não se deve copiar, mas sim tentar entender, interpretar e trazer para seu trabalho aquilo que ele aprendeu mediante sua pesquisa.

Habilidades tecnológicas

Proporcionar leituras online pode ajudar o aluno a desenvolver tanto as habilidades que a tecnologia pode proporcionar, como fazer com que ele tenha mais interesse em literatura. Diversas editoras disponibilizam livros gratuitos ou aplicativos, assim é possível ter acesso a vários títulos com base naquele valor mensal.

O trabalho com vídeos faz dos conteúdos mais dinâmicos e atrativos. Assim como filmes, gamificação, onde o aluno pode ser avaliado por meio de jogos criados dentro do ambiente escolar.

As possibilidades para a tecnologia ser inserida dentro da educação são imensas. Não é necessário fazer da tecnologia um inimigo, mas sim transformá-la em um amigo que auxilia, diverte e ensina. Isso pode possibilitar diversas fontes e formas de aprendizado.

Fale Conosco! A Jump Label conta com uma equipe de profissionais qualificados, que buscam não apenas uma solução técnica, mas um valor atrelado e com uma implantação assertiva, focando assim em uma solução completa para seu negócio.

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento:

Scroll Up