BLOG

Tecnologia: mas afinal, o que é?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

No dicionário a palavra tecnologia significa teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana. A palavra técnica tem origem grega, que seria a maneira de conduzir uma ação ou um conjunto de ações. E logia, que significa o estudo de algo.

Tecnologia, a criação de novas técnicas

Ela pode ser entendida como uma aplicação do conhecimento científico para criação de novas técnicas. A tecnologia envolve o desenvolvimento de aparelhos que lidam com a distribuição de informações cada vez mais rápido. Ela também pode ser uma facilitação de estudo para a ciência, ou para a história. Outra forma de defini-la é através do uso de técnicas e do conhecimento adquirido para aperfeiçoar e facilitar a resolução de um problema.

O desenvolvimento tecnológico

Apesar de não se ter reais registros sobre quando começou, acredita-se que ela seja algo bem antigo, mais de 50 mil anos atrás. O uso de ferramentas básicas nos tempos mais antigos, com materiais rústicos, já indica o seu início. O avanço da tecnologia ajudou e influenciou até mesmo a evolução da humanidade, como a descoberta do fogo, a utilização do metal e da madeira, que são alguns exemplos de como tudo se iniciou. Alguns acreditam que a tecnologia, ciência e física andam juntas, e vendo a história de milhares de anos atrás até hoje, é possível perceber que sim, uma complementa e anda junto com a outra.

Na idade média, a tecnologia se desenvolveu em parceria com a engenharia, com o desenvolvimento de grandes cidades e estradas, o uso de novas técnicas e habilidades era crucial.

No entanto, podemos notar que nem sempre foi usada apenas para o bem e para a evolução da humanidade. Ela também foi utilizada aprimorando equipamentos para as guerras. E assim inúmeros tipos de instrumentos foram criados, melhorados ou desenvolvidos durante as guerras, e essas grandes criações se tornaram máquinas mortíferas, capazes de matar muitas pessoas.

Evolução da modernidade tecnológica

É inegável que a tecnologia evoluiu junto com os seres humanos. E com o seu avanço, alguns campos começaram a se destacar, como a tecnologia da informação. Cada vez mais associada a equipamentos modernos, e a modernidade em si. E dos instrumentos mais básicos foi possível chegar no momento presente, com diversos tipos de transformações tecnológicas, desde robôs até programas invisíveis, como a famosa nuvem e telefones com funções que nem se imaginava ter há algumas décadas atrás.

Hoje a tecnologia é atrelada a diversos seguimentos. Além dos já citados, existe também os jogos, os diversos sites da internet com inúmeras possibilidades, os avanços em aparelhos eletrônicos, como o rádio, celular, televisão, vídeo game. No posto de gasolina, algo tão simples, mas nem se imagina que para que a gasolina esteja ali disponível para ser utilizada, ela passa por máquinas que precisam de muita tecnologia para conseguir tirar o petróleo das profundezas do oceano. As possibilidades de onde a tecnologia se encaixam são tão grandes, que ficaria difícil descreve-las por completo.

Avanço econômico + tecnologia

Além disso tudo, ela é extremamente importante para a economia, não só de um lugar, mas do mundo inteiro!

Afinal, a tecnologia consiste em conhecimentos e estudos feitos para se ter avanço em uma determinada área, ela muda e melhora a vida das pessoas, e também fazer o bem e ajudar na evolução de toda a humanidade da melhor forma, seja em máquinas para ajudar a melhorar a saúde, a diversão ou para o desenvolvimento econômico.

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento:

Scroll Up