BLOG

Tecnologia Assistiva: vida independente e inclusão

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 24% (45 milhões de pessoas) possuem alguma deficiência. Infelizmente, a falta de acessibilidade é muito comum, o que transtorna e dificulta a locomoção pelas cidades. Hoje existem alguns meios tecnológicos capazes de ajudar os deficientes a conseguirem melhorar suas habilidades funcionais. A chamada Tecnologia Assistiva (TA).

O que é Tecnologia Assistiva?

A Tecnologia Assistiva, é uma pratica que tenta ao máximo trazer inclusão, autonomia, qualidade de vida para o deficiente. Com o avanço da tecnologia, seria imperdoável não a utilizar para cuidar da melhoria de vida dessas pessoas.

Estão inclusos em seus recursos objetos como: brinquedos, roupas adaptadas, computadores e softwares que ajudam na acessibilidade. Resumindo, equipamentos e produtos produzidos para melhorar a capacidade funcional de uma pessoa com deficiência, pode ser considerada Tecnologia Assistiva. Os objetos modificados e adaptados, também fazem parte desse grupo.

Esses recursos ajudam o deficiente a ter mais autonomia e independência. Algumas áreas da saúde auxiliam muito a melhora de vida dessas pessoas. A terapia ocupacional, os fisioterapeutas e fonoaudiólogos tem um papel muito importante também nos serviços que ajudam a TA a serem aplicados e utilizados.

Onde deve-se aplicar essa tecnologia?

Existem várias áreas que necessitam da aplicação dessa tecnologia. Por exemplo, as escolas. Através do meio de inclusão nas escolas, buscar ter pessoas qualificadas para ajudar o aluno deficiente no processo de aprendizagem.

Na engenharia. Esse é um local interessante para se aplicar a Tecnologia Assistiva. Uma vez que é na engenharia que está os projetos de mobilidade. Deve-se estar entre as maiores prioridades deixar os locais públicos mais acessíveis.

Diversas áreas podem utilizar dessa tecnologia para melhorar a inclusão de pessoas deficientes, e por isso, é importante que se dê atenção a esse assunto.

Processo de inclusão da Tecnologia Assistiva

Alguns exemplos de TA são: rampas; andadores; lupas; softwares que ampliam a tela; aparelhos para surdez; avatares em libras; mecanismos diversos que ajudam na mobilidade e até mesmo bengalas fazem parte desse processo.

O auxilio geral na vida dessas pessoas pode ser colocado através de produtos básicos do cotidiano como cozinhar, limpar e se vestir. As vezes não se imagina quanto esses afazeres podem ser mais difíceis para aqueles que sofrem com alguma deficiência.

Também é importante que se tenha um local seguro e de fácil locomoção dentro de casa, em locais de trabalho ou escolas.

Aparelhos que ajudam na postura ou até mesmo na movimentação das pessoas fazem parte do processo de inclusão. A Adaptação de veículos, é também parte da Tecnologia Assistiva. Por meio das tecnologias, pessoas com algumas deficiências específicas podem hoje dirigir e ter sua independência nesse quesito.

Conscientização para a mobilização de deficientes

Essas são algumas abordagens que a Tecnologia Assistiva trás para a mobilização de deficientes. A conscientização da importância da utilização dessas tecnologias é de dever público. Existe no Brasil uma portaria que ajuda nesses processos.

O Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), vem através da Portaria nº 142, de 16 de Novembro de 2006, propõe que “A Tecnologia Assistida é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social” (ATA VII – Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) – Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) – Secretaria Especial dos Direitos Humanos – Presidência da República).

Essa tecnologia, apesar de ser nova, vem crescendo gradativamente no Brasil. Espera-se que cada vez mais existam inovações e investimentos em objetos e projetos futuros para a melhor qualidade de vida.

Fale Conosco! A Jump Label conta com uma equipe de profissionais qualificados, que buscam não apenas uma solução técnica, mas um valor atrelado e com uma implantação assertiva, focando assim em uma solução completa para seu negócio.

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento:

Scroll Up