BLOG

RPA: Robotic Process Automation

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Automação Robótica de Processos (RPA) é uma aplicação da tecnologia que utiliza lógica dos negócios para fazer automatização. Utilizando ferramentas de RPA é possível configurar um software para capturar e interpretar aplicativos, e ainda se comunicar com outros sistemas digitais.

Robotic Process Automation

Essa tecnologia vem atraindo grandes negócios, pois por meio dele é possível criar mecanismos que fazem tarefas repetitivas, o que reduz o trabalho manual, quanto menos mão de obra, menos gastos se tem.

É claro que é necessário a intervenção humana para esse tipo de tecnologia, pois ele é capaz de programar e delimitar os limites e configurações que a máquina pode realizar, assim como as tarefas que podem ser automatizadas.

Em resumo, o RPA faz tarefas que são repetidas pelos seres humanos diversas vezes. Quando a mesma tarefa é repetida por uma pessoa vez após vez, acaba se tornando um processo “robótico”, assim o RPA entra para fazer essa tarefa que já foi repetida tantas outras vezes.

Motivos para usar ferramentas de RPA

Esse estilo de Software é muito valioso para tarefas que são manuais e demoradas, já que através dele é possível colocar dados, os bots em RPA fazem tarefas muito trabalhosas em fração de segundos, coisas que nós demorariamos bem mais tempo.

Para empresas esse serviço é muito vantajoso, pratico e econômico, já que não é preciso pagar uma pessoa para fazer o trabalho que a máquina pode fazer. Além disso, eles podem usar os funcionários para fazer outras tarefas que máquinas não estão capacitadas a fazerem.

Os benefícios

O RPA com certeza tem grandes benefícios. É necessário ressaltar que, além do que já foi comentado anteriormente, os bots são de baixo custo e tem uma facilidade enorme de implementação. Isso é muito importante e é sempre considerado pelas empresas, já que custo beneficio é algo que sempre se leva em conta. Sem falar na economia de tempo para os funcionários

O mercado financeiro aponta que esse é um investimento que vale a pena, e o retorno recebido é muito grande. Esse processo vem crescendo gradativamente no mercado financeiro, trazendo uma certa segurança para aqueles que desejam investir nessa tecnologia.

O RPA

É sempre bom lembrar que o RPA faz automatização de tarefas de alto nível, isto é, resolver e trazer resultados de tarefas que são repetidas, e essa é uma boa diferenciação da Inteligência Artificial, por exemplo.

Como toda tecnologia, é necessário pessoas especializadas para a operação e implementação do RPA. Dessa forma, existem os desenvolvedores de RPA, que são profissionais responsáveis pela análise de negócios, além de criarem e otimizarem os processos de fluxo de serviço. Sendo essa uma carreira nova, é necessário adquirir habilidades analíticas, soluções de problemas, programação entre outros.

RPA nas empresas hoje

Existem algumas grandes empresas que usam o RPA, como por exemplo, o Walmart, American Express Global Business Travel entre outras. Grandes e pequenas empresas podem aproveitar o que o RPA tem a oferecer. Através dele, as facilidades e ganhos são gigantescos. É bem provável que outras inúmeras empresas passem a adquirir e implementar esse sistema. A verdade é que cada vez mais processos estão sendo automatizados.

Aqueles que estão procurando se profissionalizar e entender mais sobre os novos processos sempre terão um espaço no mercado.

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento:

Scroll Up