BLOG

Reconhecimento facial, digital e por voz

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O reconhecimento facial, digital e por voz está sendo cada vez mais utilizado como método de segurança. Um bom exemplo de sua aplicação é o desbloqueio com senhas. É possível, através desses métodos desbloquear senhas de celulares, seguranças residenciais, colocar biometria no seu banco como meio de segurança para ter certeza que é o proprietário da conta que está utilizando-a. Esses meios estão ficando cada vez mais comuns, melhorando as questões de seguranças de dispositivos e outros meios.

Reconhecimento Facial

Esse meio pode ser utilizado de diversas formas, muitos celulares possuem o reconhecimento facial, ou seja, através dele é possível que seu celular identifique os traços de seu rosto, e desbloqueie sua tela de celular. Mas essa não é a única utilidade do reconhecimento facial. Ele também é utilizado como um meio das empresas que buscam oferecer maior segurança para seus clientes. Essa tecnologia pode ser utilizada de diversas formas por vários ramos das empresas como controle de acesso, autenticação de pagamentos, proteção de informações e etc.

O reconhecimento facial é capaz de reconhecer e medir pontos do rosto, que dão o comando de que aquela é a mesma pessoa do cadastro. Como o tamanho do nariz, medicação entre boca e nariz e os olhos por exemplo. Esse método é muito eficaz e ajuda a combater fraudes e tentativas de roubo.

Digital

Esse método é um dos mais conhecidos e utilizados. Ele é utilizado de diversas formas, algumas bem conhecidas são como meio de reconhecimento em bancos. Muitos bancos utilizam a digital do cliente para ser mais um meio de segurança, principalmente na hora de fazer saques, movimentar a conta, fazer transferências bancárias, entre outros.

Alguns bancos usam apenas a digital de um dedo, outros usam toda a sua mão, seja qual for o método de reconhecimento digital utilizado, ele é eficaz e aumenta a segurança do que ser apenas um cartão com a senha, deixando os clientes mais tranquilos. Além disso, a digital é um meio legal de reconhecimento, até mesmo no RG utiliza-se a digital. Ela é intransferível e uma forma muito eficaz de reconhecimento. Os celulares mais atuais já possuem reconhecimento digital como método de senha, além de ser mais rápido, pois é só colocar o dedo e já desbloqueia, ele dá mais segurança caso alguém queira mexer no seu aparelho.

Por voz

Bem, o reconhecimento por voz é um pouco mais complexo, e não é muito usado para ser um método de utilização de senhas. No entanto, o reconhecimento de voz é muito utilizado por meio de computadores principalmente quando se faz um atendimento eletrônico.

Esse reconhecimento é feito por um computador, que identifica o que você está falando através de alguns passos. Inicialmente, ele vai ter que digitalizar o que foi dito para fazer o reconhecimento. Então ele utiliza um conversor que capta as vibrações da sua voz. Depois ele capta as ondas identificadas e o som do que foi digitado, separa os ruídos e as possíveis interferências, e por último ele faz uma computação que caracteriza o domínio de frequências contidas na voz, também existem ajustes que são feitos já que nem sempre se fala com o mesmo tom de voz, também ele separa os tons fonéticos, e passa por mais alguns meios até que finalmente ele consiga entender e memorizar o que é desejado. Claro que esse método não é perfeito e existem muitos desafios para que a voz seja realmente reconhecida. Mas já é considerado um grande avanço.

Quanto mais esses meios são reconhecidos e utilizados, pode-se perceber o quanto a tecnologia vai avançando, trazendo mais segurança, facilidade e otimizando o tempo.

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento:

Scroll Up