BLOG

Inteligência Artificial + Machine Learning

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Inteligência Artificial e Machine Learning ganham mais força e eficiência a cada dia.

A tecnologia de atividades Inteligentes

Máquinas capazes de solucionar problemas, raciocinar, reconhecimento de objetos, capacidade de planejamento, todas essas são características de uma tecnologia bem conhecida chamada Inteligência Artificial (IA).

Essa tecnologia é capaz de realizar situações que, em geral, são feitas por seres humanos, mas por meio de algoritmos, as máquinas começaram a conseguir raciocinar e tomar decisões que seriam feitas por pessoas.

Chatterbot

Alguns exemplos de como a Inteligência Artificial tem sido utilizada são os famosos Chatterbot, conhecido como aqueles robôs capazes de conversar e responder perguntas objetivas online no lugar de uma pessoa. A forma como o robô tem a capacidade de receber a sua mensagem e conseguir obter uma resposta para o usuário.

Essa é uma das vertentes da Inteligência Artificial, essa tecnologia vai muito além, estando em diversos processos que às vezes, nem mesmo somos capazes de reconhecer.

Pode-se usar o ser humano como exemplo para melhor entendimento dessa tecnologia. Um bebê que nunca teve contato com um cachorro, quando tem aquele contato repetidas vezes, passa a entender que aquele animal é um cachorro. Mas ao ver um gato pela primeira vez, ele ainda pode associá-lo a um cachorro, por conta das características semelhantes e o “padrão” que existe em sua mente. No entanto, conforme ele for ensinado de que aquele animal é um gato, ele vai conseguir diferenciar os animais.

O mesmo se dá com a Inteligência Artificial, quanto mais ela for utilizada e seus comandos forem reforçados, vai ser mais fácil dela identificar e dar respostas exatas para suas perguntas.

O aprendizado de máquina

O Machine Learning, é como o motor da Inteligência Artificial. É por meio dele que as máquinas acabam recebendo dados e começam a extrair informações para tomar as devidas decisões e aprendem por meio desses dados. Para ajudar o processo de aprendizagem, é fornecido para máquina, exemplos de situações passadas, fazendo com que ele fixe o que aquela informação representa para ele. Ela começa a criar padrões para diferentes situações, e ao realizar tarefas repetitivamente, entrega resultados mais satisfatórios. Porém, o Machine Learning é o aprendizado de máquina. Diferentemente da Inteligência Artificial, que utiliza mecanismos computacionais que se baseiam no comportamento humano para a tomada de decisões.

Essa é uma segunda etapa do processo da IA. Além de aprenderem muito com repetidas tarefas, essa máquina é capaz de aprender sozinha a partir do que lhe é programado, e então ela começa a resolver problemas sem a intervenção de um programador. Muitos aplicativos de serviços online conhecidos já usam o Machine Learning, como o Facebook, Instagram, Amazon, Spotify, Google e outros.

Experiência de dados

O Machine Learning, é capaz de modificar seu comportamento com base em suas próprias experiências. Ele acaba tomando decisões mais apropriadas para o conceito que está, isso se dá pelo fato de ele já ter conhecimento em assuntos que já conhece. Por exemplo, quando alguém digita uma palavra na internet em um site de busca. Ele analisa aquela palavra e busca resultados que tenham parâmetros para ela. Ele começa a buscar padrões daquela palavra.

Supondo que a palavra digitada tenha virado um gíria que se associa a um movimento cultural novo, a função do Machine Learning é de ir em busca de tudo aquilo que se associa a palavra pesquisada.

Por mais que essas tecnologias estejam há um bom período de tempo no mercado, agora que elas estão se tornando cada vez mais faladas e conhecidas. Pois agora é possível encontrar essas tecnologias com mais frequência do que antes. Muitas empresas começaram a utilizar essas ferramentas que visam facilitar a vida dos seres humanos, e trazer resultados muito mais rápidos e, com o tempo, eficientes.  

Fale Conosco! A Jump Label conta com uma equipe de profissionais qualificados, que buscam não apenas uma solução técnica, mas um valor atrelado e com uma implantação assertiva, focando assim em uma solução completa para seu negócio.

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento:

Scroll Up