BLOG

Governança de Dados: o processo da tomada de decisão

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O termo governança de dados, conceitualmente é apresentado como gestão de políticas, processos, pessoas e tecnologias, responsável por organizar as informações com o objetivo de aprimorar a eficiência do gerenciamento de dados.

Uma boa estruturação de dados, pode trazer muitos pontos positivos que agregam valor, como por exemplo, o melhoramento do processo da tomada de decisão, que contribui para processos mais eficientes que reduzem os custos operacionais e geram uma proteção efetiva de informações dos dados. E na atual circunstância da era da informação, uma grande quantidade de informações são geradas rapidamente e simultaneamente, e para os dados serem aproveitados, é necessário o uso de uma boa governança de dados, provavelmente um dos métodos com mais eficiência, pois permite catalogar e aproveitar uma totalidade das informações geradas. Assim, contribuí para uma busca de transformação que agrega um valor diferencial e competitivo ao mercado.

Como funciona?

A governança de dados funciona por meio da captura automatizada, isto é, por meio de ferramentas a base de ETL (Extract, Transform, Load). Em conjunto com as estratégias de cada negócio, o ETL é capaz de se adequar aos dados, e dessa forma, contribui com a diminuição da margem de erro no momento das análises, além de garantir o acesso correto às pessoas indicadas.

Diante de um cenário de avanço tecnológico, fazer uso de métodos que buscam uma base íntegra para uma melhor organização dos processos, é buscar uma tomada de decisão mais precisa e estratégica, ou seja, a governança de dados é uma base sólida para que haja uma contínua gestão de dados para uma cultura de evolução.

A Governança de Dados, é um tema bem pautado que tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. E por se tratar de um tema que destaca a importância do gerenciamento de dados, é imprescindível evidenciar a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que influência diretamente na implantação eficiente da governança em seu negócio.

Neste artigo, trouxemos um panorama geral sobre a governa de dados, e sobre a importância de usufruir dessa ferramenta em seu negócio. Busque se aprofundar nesse tema para compreender os impactos dessa prática, para que seja elevada a melhoria e a produtividade do seu negócio.

Fale Conosco! A Jump Label conta com uma equipe de profissionais qualificados, que buscam não apenas uma solução técnica, mas um valor atrelado e com uma implantação assertiva, focando assim em uma solução completa para seu negócio.

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento:

Scroll Up