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Beacon: uma tecnologia de compras e vendas

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Beacon é basicamente um GPS de compras. Ele é um dispositivo capaz de enviar promoções de uma loja que você esteja para o seu celular por meio da tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE), ou como também é conhecida, como bluetooth 4.0, e do aplicativo da loja. Vamos supor que você esteja no supermercado, e que você tem o app dele. O Beacon vai mandar, através do sinal de Bluetooth todas as promoções daquele dia para seu celular, facilitando assim a sua compra e os gastos.

O que são Beacon?

Os Beacon são pequenos aparelhos que ficam dentro das lojas e eles enviam os sinais para seu smartfone. Dessa forma, o Beacon é um emissor de sinais, e o smartphone é o receptor.

Os Beacon consomem menos energias que os dispositivos Bluetooth geralmente consomem, já que a sua tecnologia é mais personalizada, além disso eles são mais organizados. Não mandam qualquer promoção. Eles mandam a partir daquilo que é mais funcional e de interesse para o cliente, baseado nas suas compras anteriores e no que ele identifica que seja mais de seu interesse pessoal.

Quem utiliza os Beacon?

Na parte dos varejos, essa tecnologia é muito recomendada e vem sido utilizada cada vez mais, já que ele pode ajudar muito em particular cada um de seus clientes. Mas não é apenas lojas de varejo que usam esse método. O mesmo vale para supermercados, barbearias, farmácias, tabacarias, cafeterias e outros estabelecimentos.

Suas maiores utilidades

Uma das coisas mais chamativas do Beacon é que ele tem a interação com o consumidor dentro da loja. Isso ajuda a loja a identificar também quais produtos o cliente mais busca para que em próximas compras ele possa ofertar diretamente aquilo que chama mais a sua atenção.

Na indústria hoteleira essa tecnologia começa a ganhar seu espaço. Por meio do Beacon os hotéis oferecem jornais digitais que passam informações pro hóspede de horários das atividades do hotel, como café da manhã, almoço, passeio, jogos, etc.

Outro lugar que o Beacon começa a ser implementado é dentro de escolas. É possível através desse método que os alunos passem a receber notas e avaliações, é possível identificar qual a sala que o aluno participa, se ele entrou e quanto tempo ficou na sala. Isso aumenta o controle que a escola tem dos alunos. Mas ainda é um projeto em fase de teste e que precisa ser mais elaborado e estudado.

Como as empresas podem usar o Beacon

Uma forma de as empresas, principalmente de varejo, utilizarem o Beacon é fazendo ações de um produto durante o momento de compra do seu cliente. Por exemplo: se a pessoa está passando por uma loja de artigos de casa, conforme ela vai passando pelos setores da loja, o Beacon pode identificar onde ela está, e enviar a notificação da oferta do produto que está mais próximo de seu cliente. Dessa forma, o cliente pode se sentir mais atraído a levar aquele produto. Essa forma de o cliente já estar no local exato e aparecer a oferta, ajuda com que isso o atraia. O que é mais uma forma das empresas conseguirem ganhar o seu cliente.

Mas ela não é só boa para a empresa. Se uma pessoa está passando pela loja, provavelmente é porque ela tem interesse em comprar algum produto. Receber essas promoções é um jeito de levar o consumidor a conseguir o produto que deseja com um desconto especial, ou saber mais rápido qual o valor do produto que ele deseja.

Essa tecnologia é muito promissora e ainda precisa ser mais explorada pelos grandes e pequenos comércios, mas com certeza ela traz bons resultados e vale a pena o investimento.

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