BLOG

A Internet das Coisas e seu avanço tecnológico

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Internet das Coisas representa o futuro que promete agilidade, acessibilidade e proteção por meio de sensores e redes de internet.

A Internet das Coisas (IoT)

Isso mesmo, você não entendeu errado. Internet das Coisas é o nome que se dá para a tecnologia que promete deixar casa, empresas, cidades mais inteligentes e conectada.

Essa tecnologia tem como base transformar itens que, geralmente não são conectados a uma rede de internet, passarem a ser. Como programar o aspirador de pó para começar a trabalhar depois de um certo horário; as luzes da casa acenderem, apagarem ou mudar a luminosidade com o decorrer do dia; seu freezer avisar que a comida que está nele pode estar próxima a estragar; e muitas outras tecnologias que facilitariam a vida das pessoas, transformando tudo em tecnologia e com mais autonomia de seu proprietário.

Na parte urbana, a Internet das Coisas pode ajudar com projetos mais sustentáveis trazendo mais qualidade de vida para a população em geral, além de dar alternativas para contornar problemas urbanos, como sensores espalhados pela cidade que mapeiam as condições do transito e dão orientações, semáforos inteligentes, postes de iluminação e um controle de status ativos para alerta de qualquer mal funcionamento dos mesmos, o que possibilita um controle maior para uma rápida manutenção.

Sensores que acompanham em tempo real a estrutura de pontes, o que reduz o risco de incidentes e avisa previamente possíveis problemas estruturais, dando tempo para a prefeitura tomar as devidas providências antes de que qualquer problema ocorra. Além de controle de qualidade da água, monitoramento de emissão de gazes e outras funções que possibilitam e ajudam o meio ambiente, a cidade e a população. Quanto mais se usar a tecnologia a favor da cidade, melhor qualidade de vida pode-se esperar daquele local.

Sensores Tecnológicos

Essa tecnologia pode ser levada para dentro da sua casa também. Esses sensores podem encontrar problemas de vazamento, curtos circuitos e problemas com a estrutura de sua residência. O que também auxiliaria o morador a tomar providências rápidas antes de ter um prejuízo ainda maior. Além de colocar o ar condicionado para funcionar minutos antes de chegar em casa, o fogão avisar qualquer vazamento de gás que possa ocorrer, ou quando o seu botijão já está praticamente vazio, além de alarmes e proteções. As opções são inúmeras para a Internet de Coisas, e como pode ajudar as pessoas em seu dia-a-dia.

O futuro da Internet 5G

A IoT pode sim ser considerada o futuro da internet. Cada vez mais, os produtos estão permitindo acesso a rede, sejam eles pequenos, médios ou grandes. E então vem uma questão na mente. Como a internet pode suprir essa evolução? A partir da internet 5G, que promete mais velocidade além de ser revolucionário, sendo ele capaz de absorver conexões simultâneas, com o menor consumo de energia e cada vez mais eficiência. Essa rede está sendo desenvolvida para atender a grande demanda que a Internet das Coisas pode exigir. Além de ser necessária uma resposta rápida para os comandos que lhe é fornecido.

Possivelmente, o número de dispositivos que serão ligados a IoT poderá ser bem maior que o número de smartphones que existem. No futuro, mais e mais dispositivos estarão ligados a rede de internet, e é necessário que ela consiga suprir as necessidades desses aparelhos. Por isso, seu desenvolvimento está sendo bem trabalhado.

Quanto mais essa tecnologia avança, ela possibilita um leque de opções para seus usuários. Além de ajudar com o desenvolvimento e estruturas urbanas, trazendo mais acessibilidade, cuidados e infraestruturas, além de ajudar a melhorar a qualidade de vida. E podendo fazer o mesmo para as pessoas como indivíduos

Fale Conosco! A Jump Label conta com uma equipe de profissionais qualificados, que buscam não apenas uma solução técnica, mas um valor atrelado e com uma implantação assertiva, focando assim em uma solução completa para seu negócio.

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento:

Scroll Up